
Acupuntura em Medicina Veterinária
A acupuntura é uma técnica milenar, que hoje passou a trazer seus milhares benefícios para a Medicina Veterinária
A acupuntura veterinária é uma técnica de cura da medicina veterinária tradicional chinesa que se baseia em um conhecimento milenar empregado aos animais, é a terapia realizada através da inserção de agulhas na pele em pontos específicos chamados acupontos ou pontos de acupuntura permitindo o restabelecimento do equilíbrio no organismo. Existem também outras técnicas que podem ser empregadas oriundas da MVTC, são elas: fitoterapia, dietética, exercícios entre outras, entretanto a mais conhecida sem duvida é a acupuntura. Há diversas formas de estimular os pontos de acupuntura, sendo as principais na área veterinária: Agulhamento, acupressão, variação de temperatura, eletroacupuntura, laserpuntura, aquapuntura, e implante.
Determinadas doenças como distúrbio músculo-esquelético, neurológico, digestório é extremamente indicado o uso da acupuntura sendo considerada como o tratamento alternativo mais indicado. Em casos de problemas de pele, do sistema imune e endócrino, ela é indicada como tratamento coadjuvante mais comumente chamada de medicina complementar.
As doenças mais comumente tratadas pela acupuntura veterinária na qual a torna uma excelente forma de tratamento são as chamadas discopatias, doenças que afetam a coluna (cervical, toracolombar, lombar, lombossacra) e que normalmente levam ao quadro clínico de paralisia/paresia, podendo resultar em animais paraplégicos ou até mesmo tetraplégicos.
Aos animais de grande porte em especial ao equino a acupuntura tem como principal tratamento as doenças associadas a problemas locomotores osteomusculares e de performance atlética. Em animais de pequeno porte como por exemplo o cão, a acupuntura beneficia os sistemas osteomuscular, musculoesquelético, nervoso (neurológico), tegumentar (dermatológico), imune, endócrino, digestório, geniturinário, cardiovascular e respiratório.
Nos animais silvestres a diversidade de técnicas empregadas é ainda maior pela diversidade da fauna existente, diante da dificuldade de contenção para a realização de acupuntura, pode se realizar através de técnicas como laser ou ainda injeção em pontos de acupuntura (aquapuntura), fazendo com que o efeito perdure por mais tempo sendo uma técnica muito viável nos animais silvestres.
Uma questão muito importante e negligenciada é que, assim como a maioria dos tratamentos médicos, quanto mais cedo se inicia o tratamento, melhor e mais rápido se obtém o resultado.
A acupuntura aplica-se a todas as doenças e não somente a dor, buscando tratar o paciente e não a doença.
Por Felipe Roncatto Vicentin
Fonte: http://protecao-pet.blogspot.com.br
Categorias: Saúde Acupuntura